História do futebol do Brasil

A relação do Brasil com o futebol tem um pouquinho de marca escocesa. Thomas Donohoe foi quem introduziu o esporte no pais quando imigrou em 1894 para trabalhar em uma fábrica. Procedente de uma cidade escocesa chamada Busby, Donohoe levou as primeiras bolas ao Brasil e ensinou a jogar  futebol aos habitantes de Bangu.

Os trabalhadores de uma fábrica de Bangu começaram a jogar o futebol e fundaram o Bangu Athletic Club. Nestes inicios a prática do futebol ensinada por Donohoe era algo caótico, os campos não tinham as medidas regulamentares e tampouco haviam uniformes, ainda assim a figura de Donohoe foi muito importante, em Bangu ele tem uma estátua de 4 metros.

Uma ano depois era fundado um gigante do Brasil, o Clube de Regatas do Flamengo. Com o futebol dando seus primeiros passos a atividade do remo era bem popular no Brasil, e o Flamengo foi fundado em 1895 para dedicar-se a ele, passariam 14 anos até que se centrasse no futebol. Mesmo caminho tomou o Clube de Regatas Vasco da Gama fundado em 1898 por jovens remadores e fazendo-se clube de futebol em 1915.

Uns anos antes havia voltado a São Paulo Charles William Miller, que acabaria sendo o verdadeiro pai do futebol Brasileiro. Miller era filho de pai escocês e mãe inglesa, nascido no Brasil, mas crescido na Inglaterra jogando em sua adolescência para Corinthian e Southampton. Em 1894 voltou ao Brasil e trouxe consigo bolas e as regras do futebol, ensinando ao resto o que já havia iniciado Donohoe.

Assim em 1895 acontece um encontro entre parentes de Miller, foi o mesmo quem convenceu a um grupo de ingleses de que fundassem um clube e que difundissem o futebol por todo o pais. Nasceu o São Paulo Athletic Club e atrás vieram muito mais equipes que se contagiaram pela febre do futebol, o qual terminaria sendo uma religião para o pais.

Pesquisa: Kevin (Driblando la Historia).

Foto: Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *