A Itália que viveu o cálcio florentino durante séculos não tardou em apaixonar-se pelo futebol. Um pais tão arraigado a pátria se deixou persuadir por esse esporte que praticaram os ingleses e que se irmanaram a eles fundando os grandes clubes do pais.
E assim se funda o Genoa Cricket and Athletic Club em 1893, clube de futebol mais antigo da Itália. Um dos fundadores do clube foi James Spensley, este doutor inglês foi chave no desenvolvimento, sendo considerado um dos pais do futebol italiano chegando de barco a Genova em 1896 para curar marinheiros ingleses.
Ele mesmo foi encarregado de introduzir o futebol ao Genoa em 1897 passando a ser jogador e treinador, não satisfeito com isso também organizou a primeira partida do futebol italiano entre Genoa e um combinado de Turin. Com o transcurso desse ano chegaria a fundação da Associação Italiana de Futebol em 1898 e que culminaria com a organização da liga que seria ganha pelo Genoa em sua primeira edição.
Durante esses anos se criariam as principais equipes italianas, em 1899 nasceria o Milan Cricket and Football Club vestindo desde o principio as clássicas cores vermelho e preto para intimidar ao rival. Ao inicio estaria formado por ingleses endinheirados que terminariam deixando o clube para converterem-se na equipe da classe trabalhadora de Milão.
Em Turim veria a luz o Sport Club Juventus fundado por estudantes italianos que adotariam ao clube o inicial traje rosa com gravata preta,
Também da cidade sairia a Societá Gimnastica Pro Vercelli em 1892. O futebol na Itália se converte em uma febre, os aficionados se animam em campo como fosse se o coliseo ao ritmo do futebol.
Pesquisa: Kevin (Driblando la Historia).
Foto: Wikipedia em Italiano.