A década de 1860 foi uma época de trocas a nível mundial, no âmbito politico Abraham Lincoln se convertia no novo presidente dos Estados Unidos em 1861 para acabar sendo assassinado em 1865 e a nível social se abolia a escravidão no pais “Yanque”.
Na América do Sul tinha lugar a guerra da tríplice aliança entre Argentina, Uruguai e Brasil frente ao Paraguai, no Japão começava a restauração Meiji. No velho continente Otto Von Bismark lutava pela unificação da Alemanha enquanto que na Espanha as trocas iam em direção ao estado liberal buscando eliminar o antigo regime com Isabel ll e o sexênio democrático.
A nível cultural se vivia uma era rica de nomes como Charles Dickens com “Grandes Esperanças” ou Victor Hugo com “Os miseráveis” Grandes novelas que mostravam as misérias da sociedade, também foi relevante Lewis Carrol com “Alice no país das maravilhas”.
No Reino Unido a época victoriana teve seus melhores anos havendo instaurado por completo a industrialização mas continuando com os problemas severos de moralidade e disciplina, aqui é onde o futebol daria seus primeiros passos.
Os esportes antecessores ao futebol estavam caracterizados pela violência que aplicavam seus participantes. Nas ilhas britânicas era onde mais polêmica suscitava a dureza do jogo, as proibições ocasionaram que o esporte se minimizara a só ser exercitado em universidades e colégios.
Longe de ser um inconveniente, isto ajudou para que a rudimentar dinâmica de bater uma bexiga de couro entre chutes e empurrões pudera evoluir e assim outorgar-lhe certas normas e ordem a prática.
Devia-se instaurar algo de sentido a esse caótico esporte que era uma mistura entre futebol e rugby. De igual se levava a bola com a mão ou com o pé e assim para safar-se dos seus adversários dava-se cutucadas e chutes, neste caso o fim justificava os meios.
Segundo apontam várias fontes usar as mãos não era legal, mas se utilizava com frequência já que não havia uma norma escrita que o proibia realmente. Se assim não fosse, hoje não existiria a figura do goleiro, que é um elo nesta época.
Muito famosa é a lenda da possível origem do rugby quando em 1823 o estudante William Webb Ellis em um ato de rebeldia saiu correndo com a bola entre as mãos. Não se sabe ao certo se trata-se de um mito engrandecido com o tempo ou se verdadeiramente aqui nasceu o rugby.
O caso é que seu colégio, o Old Rugbeian Society decidiu colocar uma placa comemorativa a seu nome em 1900 e em 1987 se batizou ao mundial de rugby como Copa Webb Ellis.
O futebol e o rugby foram um mesmo pilar até que não se regulamentaram oficialmente, distintos estudantes praticavam versões distintas, assim podíamos ver elegantes britânicos envoltos em barro e violência.
Para isto o escritor francês Jean Giradoux deu uma brilhante definição” O rugby é um esporte de brutos jogado por cavalheiros e o futebol é um esporte de cavalheiros jogado por brutos”.
A regulamentação chegaria em 1863, data oficial do nascimento do futebol. Em 26 de outubro de 1863 onze delegados e um comitê de quatro membros representantes das escolas mais prestigiosas de futebol se reuniram na Freemason´s Tavern de Londres, taverna situada no centro Londrinense onde deram lugar a seis reuniões para acordar um regulamento. Colocar-se em acordo parecia utópico já que havia muitas discrepâncias em o que se podia fazer e o que não se podia fazer.
Ao final se impôs a maioria frente aos partidários do rugby que apenas queriam restrições e assim se criou o primeiro regulamento em 10 de Novembro para terminar-se de oficializar em 8 de Dezembro. A partir deste momento os caminhos de rugby e futebol se separaram para sempre, por um lado, se constituiu a Football Association e por outro o Football Rugby.
A principio os jogadores se chamavam a eles mesmos associaters, mas o nome parecia muito grande assim aconteceu que dentro do campo abreviavam para soccer, este termo foi adotado pelos Estados Unidos mais tarde mas a origem da palavra também é inglesa.
A normativa estava baseada no que anos antes havia criado a escola de Cambridge em 1848. Uma série de normas chamadas de Código Cambridge que serviram para tomar de referência e assim gerar as famosas 13 regras do futebol que são a base do regramento atual.
Também outras influências antigas como as do colégio de Eton em 1841 ou as do Sheffield, clube mais antigo da história fundado em 1857, contribuíram na criação da FA. De fato, a primeira partida da história do futebol em 1860 entre Sheffield x Hallam foi jogada abaixo das regras do Sheffield.
De todas elas a que mais importância teve foi a do fora de jogo chegando a condicionar toda a história deste esporte, muitos diziam que o fora de jogo era um castigo, mas a realidade é que em um esporte onde se primava a desordem esta lei foi vital para poder outorgar lógica ao jogo e para que não fora um simples burburinho de jogadores e duas goleiras brigando por chutar uma bola.
Em 21 de Maio de 1904 em Rue Saint-Honoré, Paris, França foi fundada a Fifa, dando inicio a expansão do futebol a nível mundial até chegar ao que temos hoje.
Pesquisa: Kevin (Driblando la Historia).
Foto: Mundo Educação.