Um dos países mais apaixonados do futebol levava anos jogando, o Buenos Aires FC havia sido fundado em 1867 para converter-se no primeiro clube da América do Sul. 20 anos depois era fundado o Club de Gimnasia y Esgrima La Plata presidido por Saturnino Perdiel.
Por esses anos já havia na Argentina o professor escocês Alexsander Watsom Hutton, que é considerado como o pai do futebol argentino. Watson Hutton chegou ao pais na grande onda imigratória que teve a Argentina, Ali incluiu o futebol entre os esportes praticados no colégio Saint Andrew´s Scots School. Graças a esta inclusão os estudantes argentinos foram se adaptando ao esporte.
Em 1884 Hutton abandonou o colégio já que carecia de instalações destinadas ao futebol e criou o Buenos Aires English High School, no bairro Belgrano. Tal era a vontade de Hutton em ensinar o futebol ao pais que foi falar com o ministério da educação explicando a eles em que consistia este jogo. Foi o próprio ex presidente do governo Domingo Faustino Sarmiento quem lhe deu seu apoio na ideia.
“Que aprendan, mi amigo, a las patadas, pero que aprendan” foi a resposta famosa que Sarmiento deu a Hutton. Em 1893 Hutton fundou a AFA, Associação de Futebol Argentino, mesmo nome que a associação não reconhecida oficialmente fundada em 1891 e que organizou o primeiro campeonato argentino.
O que se reconheceu oficialmente foi o campeonato criado por Hutton em 1893 convertendo-se na quarta liga mais antiga do futebol, atrás da inglesa, escocesa e holandesa. A primeira edição foi jogada em Buenos Aires e quem ganhou foi o Lomas Athletic Club de forma invicta. O futebol argentino começava a crescer.
Pesquisa: Kevin (Driblando la Historia).
Foto: GE/Getty Images.